I Exposição Fotográfica Integração e Cidadania

Natureza é retratada em fotografias em exposição coletiva do Fórum de São Luís.

O tempo (Vanitas)

O tempo

Entre as 71 imagens produzidas pelos 18 participantes da I Exposição Fotográfica Integração e Cidadania, aberta ao público no Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau), até o dia 5 de dezembro, está o trabalho da fotógrafa maranhense Maria Thereza Soares. São imagens em que ela estabelece uma relação entre fotografia e a natureza, por meio da sua representação simbólica, no caso, flores.Maria Thereza Soares está expondo três fotos intituladas “O tempo”, “Bem-me-quer” e “Mal-me-quer”. Segundo ela, a proposta da série não é transformar a fotografia em pintura ou vice-versa, mas dialogar com as bases provenientes da pintura para a realização das imagens, sem a tentativa de apropriar-se de uma imagem específica, partindo apenas do conceito e elementos e suas possíveis transposições para o mundo atual, utilizando como suporte a fotografia digital, luz natural e objetos do dia a dia.
Bem-me-quer

Bem-me-quer

Mal-me-quer

Mal-me-quer

Formada em cinema e vídeo pela Universidade Federal Fluminense, Maria Thereza Soares também estudou Imagem, na École Nationale Superiéure Louis Lumière, em Paris (França). Em São Luís, a fotógrafa idealizou vários projetos, destacando-se entre eles a exposição fotográfica “Viagens”, realizada no Parque Botânico Vale, em 2013; e “A história e a técnica da fotografia digital”, contemplado no programa Mais Cultura, desenvolvido nas escolas pelos ministérios da Cultura e da Educação em 2014.Em 2012, dirigiu o videoclipe “Mar de Rosas” e foi autora do ensaio do CD “No Movimento”, ambos da cantora Flávia Bittencourt. É curadora e idealizadora da 1ª Mostra Fotográfica de São Luís, que será realizada em 2015.
Exposição Integração e Cidadania – a exposição está aberta público de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, galeria Celso Antônio de Menezes, localizada no hall do Fórum de São Luís (Calhau). A iniciativa é uma parceria da diretoria do Fórum e Corregedoria Geral de Justiça e tem a finalidade de fomentar a arte junto à comunidade jurídica.Azenate Sousa
Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís
(98)3194-5650
₢ Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s